Change font size   Print view
View unanswered posts
View active topics

Set the hook or let the drag do the work?

All topics.
User avatar
Site Admin
Posts: 99
Joined: May 6th, 2010, 6:46 pm
Location: San Diego
PostPosted: July 19th, 2010, 10:20 am
Gustavo/Daniel e' muito interesante saber suas tecnicas. :aplauder:
Otimos ideas! Estou aprendendo! :2up: :2up:
Gustavo concordo com voce que se a isca fica dentro da boca do piexe a fisgada ajuda e se nao, a maioria do tempo so atrapalha; faz bom senso. Nao sei porque eu ainda fisgo com helice! Falei com Mike McClellan um bass pro e ele falou a mesmo coisa que voce. Meu tio Tom Gibson que sempre pesca tarpon grande em Africa tambem acha que e' melhor so firmar o peixe envez de fisgar. Ele acha que fisgando nao faz muito differenca porque o peixe se fisga com fricao bem fechada e pode ajudar o anzol sair especialmente se o anzol fica fora da boca do peixe.
Eu tambem tento segurar o tucunare para nao entrar a galhada mas se ele fica muito perto da galhada eu deixo ele entar. Parece que o mais que voce forca tucunare mais ele forca voce para fugir mas se voce nao forca ele, ele nao forca voce. Ja segurava muito tucunare perto da galhada e perdi 90% dos tucunares como Luiz esta monstrando; ele abre anzol, arranca do pele dele, quebra linha, ou tira a garateia na galhada.
:crybaby:
Mas tambem deixando ele entrar na galhada e' arriscado. Especialmente cabibi.

Posts: 16
Joined: July 2nd, 2010, 4:39 am
PostPosted: July 22nd, 2010, 7:05 am
Lance,

Nossas técnicas são parecidas! Fico honrado com isso, já que eu pesquei 10 semanas na Amazônia durante toda a minha vida e você pesca 15 semanas só em um ano!!! Você é o mestre!!! :escroto:

Seems that our tecniques are similar! I'm honored with that, since I've been fishing in Amazon for 10 week in my entire life, and you fish 15 weeks per yaer!!! You're my master! :escroto:

Você está 100% correto quando diz que quanto mais você resiste ao tucunaré, mais ele faz força! Quando ele vai para a pauleira, a chance que você tem é soltar a frição. Caso contrário, ele se debate até se livrar da isca ou ela ficar presa em algum galho.

You're 100% correct when you say that the most you resist, more power the peacock bass applies! When it goes to the branches, you only have chance to get it out of there by releasing the drag. If you don't do so, it will shake til it gets off of the lure or the lure hooks some branch.

Muito bom compartilhar informações com você! :escroto: :escroto: :escroto:

Very good sharing information with you! :escroto: :escroto: :escroto:
User avatar
Site Admin
Posts: 99
Joined: May 6th, 2010, 6:46 pm
Location: San Diego
PostPosted: July 22nd, 2010, 9:46 pm
Gustavo e' muito bom compartilhando ideas e tecnicas com voce e tudo mundo neste forum! :2up: :escroto: :escroto:
So um pescador como voce, sempre tentando de aprender mais. Por isso queria ter um forum para aprender com todo mundo. Todo dia o tucunare me ensina alguma coisa nova!!! Em meu caso, os maiores sempre tem jeito de escapar e sempre estou tentando de melhorar meu "catch ratio" dos grandes. Espero que a gente pode pescar juntos este temporada. :good:
User avatar
Site Admin
Posts: 31
Joined: May 6th, 2010, 4:25 pm
Location: Brazil - Brasília - DF
PostPosted: July 26th, 2010, 5:56 am
Excelentes respostas. :clapping:

Acredito q dependa muito da situação.
Já perdi peixes fisgando, e também já perdi peixe por não ter fisgado.
Em alguns casos o peixe não te dá chances de fazer nada, apenas firmar a vara, enquanto q em outros, o pescador tem chance de fisgá-lo.

Na maioria dos casos eu não gosto de fisgar. As linhas multifilamento não são elásticas, então, toda a força despejada pelo peixe é mais q suficiente para as garatéias enterrarem no couro/boca dele.
Se o anzol estiver preso apenas numa pequena área do corpo/boca do peixe e vc der uma fisgada muito forte, é muito provável que a pele rasgue e vc o perca.

Lá no Turma do Biguá eu postei um tópico q fala sobre a hora da fisgada...
Nunca vi algum comentário na internet sobre a hora da fisgada. Acho que por não haver um estudo ( e acho que nunca haverá ), esse item importantíssimo, acaba passando batido por muitos.

Desde 2005 estamos ( eu e o Lance ) tentando reunir o máximo de informações para sabermos qual o procedimento correto que o pescador deverá adotar na hora de fisgar o peixe, e para falar a verdade, ainda não encontramos um padrão definitivo.

Dar aquela famosa fisgada ( forte e firme ) assim que o peixe morde a isca, e corre logo em seguida, é o que todo mundo faz, mas com essas "novas" linhas de multifilamentos, que não esticam, essa fisgada pode ser muito mais forte do que deveria ser e pode acabar rasgando a boca do peixe, ou quebrando a sua vara.

Se não sei qual seria o procedimento correto, então por que mencionar isso no Fórum?

Resolvi criar esse tópico por achar de suma importância informar-lhes que metade das "pancadas" que tomamos de um grande tucunaré, o anzol não entra na boca / corpo do peixe. Portanto, não fique frustado se o anzol simplesmente soltar da boca do peixe, ainda em fuga, como num passe de mágica ( mesmo com a linha retesada ).

Postarei abaixo apenas algumas observações e informações que fui coletando em minhas pescarias.

Fisgar ou deixar o peixe se fisgar ? Ainda tenho dúvidas de qual seria o melhor procedimento. Já perdi grandes peixes nos dois casos.

Se você fisga o peixe no momento da porrada, pode ser que apenas um anzol esteja dentro da boca dele, e dependendo da força dessa fisgada, esse único anzol poderá rasgar a boca do peixe, e consequentemente, você o perderá.

Se você deixa o peixe correr com a sua isca na boca, ele carregará essa isca lateralmente ao seu corpo, e, na hora em que der a primeira parada você dá a fisgada "fatal"... Nesse deslocamento com a isca na lateral do corpo do peixe outras garatéias podem prender levemente por baixo das escamas do peixe, e quando você der a pancada, ela entra no couro. Essa é uma teoria que tenho analisado com carinho.

Complicado, não ?!

Claro que existem milhares situações a serem analisadas sobre o momento certo de se fisgar o peixe, e em cada uma delas o pescador poderá dar a "pancada" em momentos diferentes.

Como está descrito lá nas dicas de tralhas, quanto maior o GAP ( ângulo de abertura do anzol ), maiores serão as chances do peixe se fisgar ou ser fisgado. Todos os outros fatores dependerão de como o peixe atacou a sua isca, se por trás, ou de lado, ou de frente.

Zaras / sticks e poppers geralmente são atacados por trás, enquanto as hélices são atacadas de qualquer lado. Se o ataque for perpendicular a isca as suas chances de fisgá-lo serão menores, e se ele encharutar, sua chance de embarcá-lo está quase garantida.

O que tento usar como regra é o seguinte :

O peixe "porrou" na isca, e, caso eu o fisgue ou constate que está fisgado, correndo em um local sem grandes pauleiras, afrouxo um pouquinho a fricção da carrerilha.
Com essa medida eu evito a ruptura de linha, anzol, snap, argola, vara, etc, e evito do peixe saltar. O Lance ( meu parceiro americano ) afrouxa muito a fricção, mas prefiro não perder a "força de tração" do conjunto vara / carretilha.

O novo conceito de fixação e espaçamento de passadores da FUJI ( New Concept Guide ) pode ser um grande aliado do pescador na hora da fisgada. Quanto maior for o contato da linha por todo o blank / haste da vara, maior poder de fisgada.

Assim, concluo mais estas dicas de como "ferrar" os grandes bocudos amazônicos...

Espero que possam lhe ter sido úteis

Abraços. Fabrício Biguá


:2up:
Here no woodpecker. Here is sequoia.

Image
User avatar
Posts: 13
Joined: July 1st, 2010, 8:28 am
PostPosted: July 26th, 2010, 3:33 pm
Antes de qualquer coisa o melhor é firmar as pernas, pois treme igual vara verde!!!
KKKKK!!!
Raramente fisgo, somente firmo a vara em direção oposta a corrida do bruto!!!
porem uso o drag bem apertado, já perdi peixes demais com o drag solto.
O bicho põe a isca na boca, carrega alguns metros e simplesmente solta, frustrante!!!

Fisgadas somente quando o ataque não é intenso ou a isca está muito longe, pois nessa duas situações acho que é mais difícil a garatéia perfurar o couro/boca do peixe.

Postura tomada sem fundamentos, simplesmente acho que é assim!!!abços
Image
User avatar
Site Admin
Posts: 99
Joined: May 6th, 2010, 6:46 pm
Location: San Diego
PostPosted: July 27th, 2010, 2:17 pm
Muito obrigado Fabricio e Vini!!!
:2up: :2up: :2up:
Suas ideas, tecnicas, e observacoes sao otimos!!!
:escroto: :escroto: :escroto:
Thanks Fabrcio and Vini for your ideas,techniques and observations. Very interesting!!!
Previous

Return to General Infomation

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 3 guests

cron