Change font size   Print view
View unanswered posts
View active topics

Set the hook or let the drag do the work?

All topics.
User avatar
Site Admin
Posts: 99
Joined: May 6th, 2010, 6:46 pm
Location: San Diego
PostPosted: July 10th, 2010, 10:17 pm
Set the hook or let the drag do the work on prop baits? Also when fighting big peacock bass is it better to back off on the drag alittle or dis-engage/re-engage thumbing the spool?

Na isca de helice e' melhor fisgar o tucunare ou deixa o tucunare se fisgar?
Tambem e' melhor fisgar para cima ou para um lado?
E' melhor fisgar uma fez so ou mais uma para conferir?
Quando brigando com tucunare e' melhor abrir a friccao um pouco ou soltar o carretel e trabalhar so com o dedo?
Qual funciona melhor para voces?
Pra mim, fisgando forte uma vez para um lado depois de sentir o peso do peixe funciona melhor. De vez em quando eu confiro. Brigando com tucunare eu uso as duas tecnicas mas ainda nao estou certo qual delas seja melhor. :uhm: :uhm: :uhm:

Posts: 16
Joined: July 2nd, 2010, 4:39 am
PostPosted: July 12th, 2010, 11:08 am
Well, well, well... Tough question!!!

I prefer to do just one firm movement on fish's opposite direction. I don't simply let it go, relying on drag, but it is not a true hook set, like we do for catfihes. Peacock's are frequently hooked (I would say almost allways, when using propeller lures) from outside. I believe they rarely attack this type of lure intenting to swallow them, so they simlpy "kick them out", either to take them off their territory, or to stun the bait (and them swallow it*). Both the skin under the jaw and the skin just behind their gills are very thin. In this case if you hook them, you run the risk to "rip" them, losing and hurting it.

* During my last trip to Uneuixi (were we met under that heavy storm) I saw a very interesting event. I was using a prop bait (don't remember wich one...) and I caught a small "borboleta" peacock bass (10 inches). I was dragging it to the boat, when the water behind it "disapeared". A HUGE peacock bass attacked it. We saw its ENORMOUS tail hitting the poor "borboleta"... After that, it came back to swallow the small fish. I immediately released the reel, expecting the monster would swallow everything, including my Rip Roller, but sems that it lost the interest on the hurt fish... I boarded the small peacock, took the hook away, saw that it was very scratched and without a lot of scales, and then released it. After just a few seconds, the monster came out from no-where againg and swollowed the small peacock, very smoothly... So, first they hit, then they swallow!
Last edited by Gustavo Martins on July 13th, 2010, 5:41 am, edited 1 time in total.
User avatar
Posts: 5
Joined: June 21st, 2010, 2:13 pm
Location: Guarulhos - SP - Brazil
PostPosted: July 12th, 2010, 2:35 pm
Amigão Lance;

Também acho que ambas as colocações estão certas, depende muito da ação do peixe no momento e também de nosso reflexo como resposta.

Sempre é bom confirmar a FISGADA, porem pode acontecer de estar somente uma garatéia e/ou fisgada em um tecido mole, e isso pode fazer com que o peixe escape.

Quanto a briga, também faço como você, as vezes abro e as vezes solto o dedo na carretilha, vai depender do "local", força do peixe e material que estou utilizando....

É um assunto delicado, mais por hora, esta é minha opinião...

Abraços. :2up:
Image
User avatar
Site Admin
Posts: 99
Joined: May 6th, 2010, 6:46 pm
Location: San Diego
PostPosted: July 12th, 2010, 8:35 pm
Gustavo e Flavio otimos respostas!!! :2up: :2up: :2up:
Muito obrigado!! :escroto: :escroto:
E' muito bom saber o que voces pensam! :good:
Parece que voces pensam muito sobre este assunto tambem; como eu. O assunto e' muito importante e depende da situacao muitas vezes. A gente sempre perca mais tucunares grandes do que pega entao sempre estou reanalizando o que estou fazendo errado e como posso melhorar minhas tecnicas para melhorar minha " catch ratio".

Gustavo voce escreve muito bem em Inglez! :good:

Espero que mais pessoas podem responder neste assunto tambem!!
:uhm: :uhm: :clapping: :clapping:
User avatar
Site Admin
Posts: 99
Joined: May 6th, 2010, 6:46 pm
Location: San Diego
PostPosted: July 13th, 2010, 8:04 am
Gustavo e Flavio concordo totalmente com que voces disseram. Eu tambem tento fisgar o tucunare no direcao oposta do que ele atacou a isca mas muitas vezes nao da para ver qual direcao ele atacou e muitas vezes tucunare ataca quando voce nem esta esperando. Entao muitas vezes estou adivinhando a direcao de fisgar. E como voces falaram a maioria do tempo ele ataca a isca de helice para jogar fora do espaco dele e a isca fica fora da boca dele onde a pele e fino e fraco. E quando voce fisgar ele forte, voce pode arrancar a isca fora do pele ou rasga o pele e quando ele vai para o galho com todo forca dele muitas vezes ele arranca a isca fora do pele e se machuca. E por isso eu nao gosto tanto de garreteias na isca de helice porque machuca muito tucunare e perca muito peixe; um anzol forte e' muito melhor. (em minha opiniao; e a isca teria que ser menor) Tenho uma idea como fazer uma isca de helice usando so uma anzol forte mas ate agora ninguem quer tentar fazer isso. E quando voce fisga forte ou conferir uma fisgada, voce pode ajudar perder ele e se voce nao fisga ele muitas vezes a isca nao entra a pele bastante e voce acaba perdendo ele tambem. Mas acho que e' melhor fiscar do que nao fisgar. Mas estou com duvida se e' melhor fisgar muito forte e conferir. Nao sei se tem uma regra certa que sempre funciona o tempo todo e depende da situacao em cada briga :uhm:

Gustavo quando voce esta brigando com tucunare, o que voce faz com sua friccao? Deixa forte, diminuir? :uhm:
E outra pergunta para tudo mundo; quando tucunare grande esta perto de entrar o galho e' melhor segurar ele ou melhor deixar ele entrar? :uhm:
Eu prefiro deixar entrar.
User avatar
Posts: 19
Joined: May 25th, 2010, 11:07 am
Location: São Paulo - SP
PostPosted: July 13th, 2010, 12:57 pm
Realmente Lance, prefiro (acho que como todos) "Fisgar para o lado contrário que ele esta correndo, mesmo que corra o risco de escapar pela grande força que sera exercida...

Quanto a Galhada, se a pesca for póxima a um montoeiro de pau, prefiro soltar linha e tentar controlar a força com o dedo, tentando o maximo que ele não va para o meio do pau, mais se não for possivel e a pressão na linha for muito grande, prefiro deixar ele entrar e "REZAR" para não escapar...

"REZAR TAMBÈM PARA O PILOTEIRO ESTAR DE BOM HUMOR E MERGULHAR LA DENTRO PARA BUSCA-LO" hehehehehehheehehh....

Abraços... :guitar:
Image

Posts: 16
Joined: July 2nd, 2010, 4:39 am
PostPosted: July 13th, 2010, 1:19 pm
Lance wrote:Gustavo e Flavio concordo totalmente com que voces disseram. Eu tambem tento fisgar o tucunare no direcao oposta do que ele atacou a isca mas muitas vezes nao da para ver qual direcao ele atacou e muitas vezes tucunare ataca quando voce nem esta esperando. Entao muitas vezes estou adivinhando a direcao de fisgar. E como voces falaram a maioria do tempo ele ataca a isca de helice para jogar fora do espaco dele e a isca fica fora da boca dele onde a pele e fino e fraco. E quando voce fisgar ele forte, voce pode arrancar a isca fora do pele ou rasga o pele e quando ele vai para o galho com todo forca dele muitas vezes ele arranca a isca fora do pele e se machuca. E por isso eu nao gosto tanto de garreteias na isca de helice porque machuca muito tucunare e perca muito peixe; um anzol forte e' muito melhor. (em minha opiniao; e a isca teria que ser menor) Tenho uma idea como fazer uma isca de helice usando so uma anzol forte mas ate agora ninguem quer tentar fazer isso. E quando voce fisga forte ou conferir uma fisgada, voce pode ajudar perder ele e se voce nao fisga ele muitas vezes a isca nao entra a pele bastante e voce acaba perdendo ele tambem. Mas acho que e' melhor fiscar do que nao fisgar. Mas estou com duvida se e' melhor fisgar muito forte e conferir. Nao sei se tem uma regra certa que sempre funciona o tempo todo e depende da situacao em cada briga :uhm:

Gustavo quando voce esta brigando com tucunare, o que voce faz com sua friccao? Deixa forte, diminuir? :uhm:
E outra pergunta para tudo mundo; quando tucunare grande esta perto de entrar o galho e' melhor segurar ele ou melhor deixar ele entrar? :uhm:
Eu prefiro deixar entrar.


Lance, eu não fisgo, nem confiro, simplesmente firmo a vara na direção oposta. Se a isca estiver dentro da boca do peixe, a fisgada ajuda, se não, só atrapalha....

Lance, I neither hook it, nor confirm the hook, I simply firm the rod on the opposite direction. If the lure is inside fish's mouth, a hook set will help you. If it's not, you'll loose your fish...

Com relação à frição, eu deixo sempre fechada. Quando eu não fiz isso, perdi muitos peixes. Este é o momento da verdade, a hora do show: são nos primeiros segundos que o tucunaré despeja sua maior força, toda sua energia para se soltar do anzol!!! Se você der espaço para ele, se vacilar, ele escapa. Você sabe disso, Mestre! Esta estratégia se torna ainda mais importante por eu não fisgar o tucunaré...

Regarding the drag, I always let it tight. When I didn't do that, I lost my fishes. This is the moment of true, the showtime: during the first few seconds the peacock bass shows its greater power, uses all its energy to get away of the hook!!! If you give any space, if you hesitate, it'll be gone. You know that, Master! This strategy is even more inportent due to the fact that I don't hook a peacock...

Durante a briga, vou soltando a frição aos poucos, a medida que percebo que o perigo de o peixe se enroscar ou correr para a pauleira diminui. É muito comum perder peixes muito perto do barco quando não se faz isso.

During the fight, I release drag progressively, as sson as I note that fish scape danger decreases. Its very common loosing fishes near the boat, when you're about to board it when you don't do so.

Posts: 16
Joined: July 2nd, 2010, 4:39 am
PostPosted: July 13th, 2010, 1:30 pm
Lance, me esqueci de comentar uma das suas perguntas: o que fazer quando o peixe vai para a pauleira? Normalmente, eu tento segurar. Somente quando eu vejo que não tem nenhuma possibilidade de eu conseguir isso, eu deixo ele ir, abrindo a frição. Tenho parceiros que sempre deixar o peixe ir para a pauleira, mas acho complicado. Às vezes você estraga um bom ponto de pesca fazendo isso, perde tempo, se arrisca entrando na água (ou mandando o piloteiro entrar) para soltar o peixe...

Lance, I forgot to comment one of your questions: what to do when the fish is about to get into the branhes? Usually, I try to fight as I can. Just when I realise that it's not possible to avoid it, I let it go, releasing the drag. I have some partner that alway let it go, but I think it's not good. Sometimes you ruin a good fishing spot by doing so, loose time, put yourself in risk by diving (or you guide...) to release the fish...
User avatar
Posts: 34
Joined: July 1st, 2010, 8:22 am
Location: curitiba-paraná-brasil
PostPosted: July 17th, 2010, 1:32 pm
ImageGaratéia owner número 1+split ring 7 mm+dedo no carretel :pal: .
:arrow: Dedo no carretel não,melhor deixar ir na pauleira :good: .
Image TUCUNARÉ AÇU = PAIXÃO Image
User avatar
Posts: 10
Joined: June 30th, 2010, 7:33 pm
Location: Brazil - Brasília - DF
PostPosted: July 18th, 2010, 4:41 am
luiz gusso wrote:ImageGaratéia owner número 1+split ring 7 mm+dedo no carretel :pal: .
:arrow: Dedo no carretel não,melhor deixar ir na pauleira :good: .


Ô dedo-duro lascado . . . :lotpot: :lotpot: :lotpot: :lotpot: :lotpot: :lotpot: :lotpot: :lotpot: :lotpot: :lotpot: :lotpot: :lotpot: :lotpot: :lotpot: :lotpot: :lotpot:

Forte abraço, Brother Gusso :friends: :friends: :friends:

Wellington . . .
"Out of charity there is no salvation!" - Chico Xavier

"Boats are the safest in the harbor, but it was not for this that were made!"

Direct from Brazil...

Image
Next

Return to General Infomation

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron