Change font size   Print view
View unanswered posts
View active topics

Medium Niger Amazon Brazil setember 2009

Post your fishing trips and photos here.
User avatar
Posts: 8
Joined: July 24th, 2010, 6:05 am
Location: peruibe sp brazil
PostPosted: July 24th, 2010, 2:37 pm
Amigos do forum joia:::
Esta expedição aconteceu de 27/09/09 a 04/10/09
INTRODUÇÃO:Nossa aventura começou meses atrás com pesquisas e planejamento de como fazermos uma expedição às cabeceiras do Rio Alegria com sucesso em busca dos Tucunões de 2 dígitos.

A turma:
Image

Da esquerda para a direita: Waldir, Claúdio, Ney, Martinelli, Édison.

Material e Métodos:

Para atingirmos a cabeceira do Alegria, seria necessária uma embarcação de baixo calado para atravessarmos os possíveis baixios e que também fosse rápida e confiável.Para isso entramos em contato com o nosso organizador local da expedição,já conhecido por vários amigos do fórum pela sua competência, o Sr Marlon Otero, e nos foi oferecido um bom barco regional com estas características,conhecido o barco por fotos, concordamos. Mas ao chegarmos em Barcelos, o barco combinado estava em manutenção, e foi substítuido por este da foto, até que bem aceitável.
Image
Fizemos os cálculos de diesel e gasolina e fomos ao posto abastecer. Abastecidos, começamos a viagem.
estavamos em 5 pescadores propositalmente e em 3 botes,isto para que no caso de 1 motor de popa dar pau. Ainda dá para pescar com 3 pescadores em 1 bote só.Então tinhamos:

1 barco regional
2 botes com motor 25 hp
1 bote com motor 15 hp
1 cozinheira
1 capitão do regional
1 auxiliar geral e mecânico quebra-galho
1 garçom promovido a piloteiro (e deu dos bons)
2 piloteiros
5 pescadores
Image
A noite no regional navegando e anestesiando a ansiedade...
Planejamos a data da viagem com flexibilidade,baseados no regime das águas consultados no site do CPRM para região de Barcelos e Sta Isabel,bem como informações dos amigos do fórum e informações locais.

RESULTADOS:
Saimos do posto, mais ou menos 12:00 hs e já na tarde do primeiro dia (domingo), começamos a pescar nas bocas do Cuiuni.
Image
Tinha praia!
O Rio negro estava abaixando muito e o Cuini também.
Começamos pescar e já começaram a sair bons peixes.
Image
Image
A coisa prometia.´
Image
Image
Image
A noite continuamos navegando e ao escutar o barulho do motor do barco regional percebíamos que sua saúde não estava tão boa, mas continuamos. Paramos em torno de mais ou menos 1:00 AM, 60 km navegados a partir de Barcelos e só! (Estávamos com 3 GPSs a bordo).
Image
Acordamos cedo na segunda-feira e saimos os três barcos para pescar rio Cuiuni acima, enquanto o regional navegava em direção ao Alegria. Começaram a sair muitos peixes.
Image
De cara no meu primeiro arremesso, eu já tive um butijão de gás (POW!) e lá se foi minha Doutor Spock, o snap do capela não aguentou, e abriu. Aí, eu não usei mais snap durante toda a pescaria.
Image
Image
Image
Ao subir o Cuiuni mais um pouco, vimos muita espuma descendo o rio. e para quem não sabe, isso significa "Água nova", ou seja, REPIQUETE!!!
Image
Resolvemos pescar abaixo da Água nova, de encontro ao regional, que vinha subindo.
Image
Tinha muito peixe ativo,
Image
Abaixo O Dr Ney Operando um tucunão.
Image
E todos se divertiam bastante.
Image
Image
Image
Mas os monstros, ficavam só na lenda. paramos para almoçar, e nada do barco regional alcançar a gente.Preocupação.
Image
Banho antes do almoço.
Image
Image
O almoço :Tucunaré assado, arroz, farinha regional e salada de cebola com tomate. (Bom pra caramba)
Todo dia era assim...
Image
Cigarrinho de palha depois do almoço.
Image
Depois do almoço, dormidinha básica.
Quando terminamos o almoço e voltamos a pescar rio abaixo, descobrimos porque o regional não passava. O motor deu pau. Tinha navegado apenas 80km de Barcelos!!! O mecânico a bordo deu um jeitinho brasileiro, navegamos a noite apenas mais 40 km, e parou GERAL. Ficamos parados bem em cima da Água nova.

Reunião Geral no barco pela manhã, e exigimos que mandassem outro barco regional pra nós, ou consertassem aquele de verdade. mandamos um piloteiro com o bote para Barcelos, e aí resolvemos pescar rio abaixo, para sair do repiquete. Isto era na manhã de terça-feira.

A Pescaria foi muito boa.
Image
Image
Todos estavam satisfeitos. Veio um mecãnico de Barcelos, consertou de fato o barco, e, a tarde, ele já estava navegando bem, neste mesmo dia. Naquele momento, mais ou menos 17:00Pm, Estávamos todos no regional, e vinha um pescador de peixe ornamental do alto Alegria, amigo e parceiro de um de nossos piloteiros, e ele disse que o Alegria tinha subido mais de 1,5 m, e não tinha mais praia. Repiquete GERAL chegando.

Nova Reunião Geral:
Recalculamos o diesel e verificamos que, devido ao defeito, o consumo do barco regional mais que dobrou, e não seria mais possível atingir as cabeceiras do Alegria.
Quer, pelo diesel, quer, pelo tempo de viagem e atraso, bem como a expedição já deixava de ser interessante por causa do Repiquete. Decidimos descer o Cuiuni, passar a Água nova, e pescar no Negro, que estava baixando, e cheio de praias. Estávamos a 120km da boca do Negro.
O barco regional começou a navegar no início da noite, e, na madrugada de quarta feira, já estávamos na região do Negro, em direção ao Paraná da Floresta e ao rio Atauí, que segundo informações, estava bom.
Pescamos nos lagos, bocas e praias, todos com excelentes resultados. não tinha peixe pequeno, mas os de médio porte, de 4 a 7 kg, eram muitos e não davam chance aos grandões...
Image
Alguns butijões (daqueles que levam tudo) aconteceram, mas ninguém teve competência para tirar.
Image
Banho logo cedo para tirar do enrrosco
Image
Continuamos navegando em direção ao Ataui e na manhã de quinta feira pescamos no Paraná da Floresta e verificamos que tinha Água nova descendo... aí decidimos desistir de subir em direção ao Ataui e resolvemos descer para pescar na mesma região da pescaria de quarta feira que estava dando certo, e acertamos.Fizemos uma ótima pescaria abaixo do Paraná da Floresta,no próprio Negro,na região do Bafuana e no Cachoeira.Pescamos de quinta feira até as 13:00 do sabado nesta região, quando então baixamos para Barcelos.
Image
janta no barco regional
Image
É assim que se dorme em um barco regional.Garanto que não é ruim e não se passa calor.Mosquito, não tem.
mais alguns peixes
Image
Image
Image
Este peixe parece pequeno na foto (culpa dos fotografos) mas ele era largo, tinha cupim forte demais, e pesou quase 7 kgs. Fiz questão de mostrá lo, pois pegou do lado do barco com a isca parada, e deu banho em todos nós brabo...
Image
Foi excelente o resultado da pescaria, para se ter idéia os peixes estavam na estruturas, os arremessos tinham que ser precisos e razoavelmente longos.
Image
Pesquei de bait e Fly, usei só Hi Roller e sticão do Nakamura,depois que perdi o Spockão. estava fácil.

No Fly usei vara #10 e streamers atados com anzol 4/0 da mustad,como os peixes estavam na estrutura, e após abrir alguns anzóis e perder alguns açus peguei este pacão bonito de + de 7 kg, e já o considerei como troféu e continuei insistindo no bait pois no fly ia para o enrrosco toda hora.
Image
Olhem só a barbatana caldal desse peixe, e imaginem a força no fly então...
Para mim este foi o peixe da pescaria.
Image
O amigo Waldir é só felicidades...

Continuei insistindo no bait, queria o meu de 2 digitos na marra, mas ainda não foi desta vez . Tenho certeza que bateram pelo menos uns 3, mas ainda não foi desta vez. Ainda estão engordando...

CONCLUSÕES:

Quando vamos pescar na região do Amazonas, sempre temos que ter flexibilidade, para mudarmos a estratégia. No nosso caso, o barco regional quebrou. o diesel foi consumido em excesso, e aconteceu repiquete no Cuiuni e no Alegria, tinha tudo para dar errado, mas, ao abrirmos mão de uma possível pescaria dos sonhos na cabeceira do Alegria, pegamos o Negrão no ponto certo, e os peixes de bom tamanho, ativos. E, assim, acabamos fazendo uma boa pescaria.

Informação e Experiência são fundamentais para o planejamento e realização dessas expedições.

Aqui no fórum temos bons amigos, com experiência, que sempre podem nos ajudar a planejar e executar estas pescarias. Gostaria de agradecer em especial o Fabrício Biguá, que me orientou muito no planejamento e execução da pescaria. Os bocudos que nos aguardem. em fevereiro estaremos lá de novo.
Image
A volta de bote para Barcelos,já pensando na próxima pescaria eta stress danado.
User avatar
Site Admin
Posts: 99
Joined: May 6th, 2010, 6:46 pm
Location: San Diego
PostPosted: July 24th, 2010, 9:47 pm
Claudio otimo pescaria!! :2up: :2up:
Great fishing trip!
Muitos lindos tucunares!!! :escroto: :escroto: :escroto:
Alot of beautiful peaock bass!
Show de bola !! :good:
E bem vindo ao foram!!
:bemvindo:
Foi otimo pescando com voce em Fevereiro! :good:
Voces foram ate onde em Ciuini/Alegria?
Passaram lago da Cobra?
How far did you get up the Ciuini/Alegria?
User avatar
Posts: 8
Joined: July 24th, 2010, 6:05 am
Location: peruibe sp brazil
PostPosted: July 25th, 2010, 4:40 pm
No cuini chegamos proximo do repartimento.ai descemos por causa do repiquete.
Na proxima viagem de 10 dia queremos subir 3 a 4 dias do repartimento para cima e ver o que acontece lá pra cima.
User avatar
Site Admin
Posts: 99
Joined: May 6th, 2010, 6:46 pm
Location: San Diego
PostPosted: July 25th, 2010, 8:32 pm
Claudio Lago da Anta pra cima e' so alegria; grande alegria!
:2up:
User avatar
Posts: 5
Joined: June 10th, 2010, 4:05 pm
PostPosted: September 23rd, 2010, 12:54 am
Oi Cladio- I've been busy and just read your report, you guys caught big fish. Your boat looks like a good size, just enough room. I also went to lago da Cobra last year, I found a few Peacocks guarding babies. The 2 lagos near eachother in the Alegria are beautiful.
Hope to see you guys on the water! Scott[size=85][/size]

Return to Fishing Reports

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 5 guests

cron