Outubro de 2010
Local: Santa Isabel do Rio Negro
Onde Ficamos: Barco Hotel Angatu
Participantes: Fabrício Biguá, João Biguá , Roberto e Vinícius Buratin (Buras), Carlos ToaToa, Paulo Santos, João Lusardo, André Zanforlin, Schmidt, Estabille, Marcelo Rodrigues, Maurício Furtado, Kleber Barbosa, Ramon Paz.
Por: Fabrício Biguá
Fotos: Todos
Na verdade esta pescaria começou bem antes da nossa chegada na beira do rio. Primeiro pq os preparativos começaram meses antes, depois pq eu e meu pai, João Biguá, já estávamos pescando na região por uma semana com uma outra turma. Uma pescaria fantástica q vale a pena dar uma espiada.
Aqui o link:
http://www.turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=13770
Voltando....
Esta pescaria foi muito especial visto q foi a partir dela q o grupo ToaToa Team se formou. O ToaToa Team é atualmente um dos grupos de maior expressão na internet, fóruns e beira de rios. Um grupo muito bem organizado e q me deu a oportunidade de conduzí-los nas águas do Rio Negro e seus afluentes.
O local da pescaria não poderia ser diferente. A turma queria queria qualidade de peixe. Nosso ponto de partida foi a cidade de Santa Isabel do Rio Negro (SIRN), uma cidade q ainda não se acostumou com importância q tem, ou q pode ter, em termos turísticos.

Muita coisa melhorou, inclusive um porto foi construído as margens do rio, contudo, a infra-estrutura hoteleira, de pesca, consumo, e etc, não conseguem abastecer os barcos hotéis q por lá chegam. Falta tudo. De água potável até limão, tudo falta...mas vamos lá.

Começarei postando as fotos da turma se reunindo, muitos pela primeira vez, lá em Manaus.

(Roberto Bura, Estabille, Kleber, Bura, Paulo, Marcelo, Ramon, André e Schmidt)
Depois de um vôo tranquilo até a cidade de SIRN nos deslocamos em um confortável ônibus leito até a beira do rio.


Nosso barco o conhecido Angatu (http://www.bhangatu.com.br).

Turma acomodada, seguimos para os afluentes próximos a cidade. A água abaixava rapidamente, sendo q em alguns rios a subida do barco hotel seria arriscada, já q o nível das águas estava abaixando em torno de 50cm a 60cm por semana e o barco poderia ficar preso lá dentro.
Fundeamos o barco hotel poucos quilômetros da entrada do rio, o q dificultou e muito a nossa pescaria.
Ocorre q essa turma é aroeira. Depois de convencê-los q os grandes peixes estariam na cabeçeira do rio, a turma assinou um termo de responsabilidade (ninguém poderia chorar...kkk), e resolvemos subir o rio a bordo do nosso barco bomba, opsss, o nosso barquinho de apoio.
Tentem imaginar um barquinho regional com 14 pescadores, 2 garçons, 1 prático e 07 guias a bordo?!?!? kkkkkk....

Foi uma das melhores viagens q já fiz... alegre:: , pois esta era a minha praia....hehee..
Depois de um dia inteiro de navegação, claro q pescando e embarcando grandes peixes, fundeamos o barquinho 10 horas de viagem rio acima.
Aqui o nosso primeiro encontro com ele.

Aos poucos a turma foi chegando e, apesar de ter faltado um pouquinho só de espaço, os garçons não deixaram a peteca cair. Saquem só o conforto. Queijos variados, salames, cerveja gelada, iscas de peixe, e etc...tudo a mão.

Bom mesmo foi a turma se preparando para o banho e se acomodando para dormirem.
04 passaram a noite em cima do barco, outros 05 na praia e os outros em redes dentro do barquinho.

Eu dormi otimamente bem na areia da praia...hehehee....Ver o Marcelão roncando de bruço e com a cara na areia não teve preço...(ele rolou para fora da lona)...

Pior é q fez frio durante a noite, mas o cara estava lá, sem camisa, apenas com uma toalinha de rosto sobre o peito...hehehe...Rusticidade total.

Alguns passaram apenas uma noite por lá, enquanto q outros, 02 noites. A logística de um esquema destes é muito complexa e não conseguiríamos manter confortavelmente as 24 pessoas lá em cima. Uma pena.
Bem....deixando de blá-blá-blá, aqui vão as fotos de uma semana de incrível pescaria.
- Família Buratin










- Carlos


- Estabille





- Fabrício Biguá

Este peixe acima eu peguei no dia anterior a chegada do grupo, sendo q ele não foi para relato da semana, mas não poderia deixar de exibí-lo agora, visto q com apenas 5,5kg foi um dos peixes q mais brigou de toda pescaria.






Abaixo o tucunaré mais gordo q eu já vi na minha vida (o guia disse a mesma coisa...kkk), mas o peixe parecia um bass de gordo. Pesou 20lb com apenas 85cm de comprimento...hehee...




- Kleber




- Lusardo



- Marcelo






- Dublês de Ramon e Marcelo.


- Maurício.



- João Biguá
Fiquei muito feliz ao ver meu pai embarcando o seu peixe de 2 dígitos. Depois de vários anos trabalhando hélice duramente, o peixe acertou a isca dele. Um lindíssimo açu esverdeado com 94cm de comprimento. Gordo, largo, verdão, nozão..heheee...um marruco legítimo.







- Paulo.
Abaixo o maior peixe de toda a pescaria. 11Kg de sabedoria e mais de uma década fugindo de seus caçadores/predadores não foram páreo para a isca do Paulão.




- Ramon.










- Schmidt





Bem, estas foram apenas algumas fotos dos peixes da nossa pescaria.
Se fosse colocar as belíssimas fotos q turma tirou, sejam do mesmo peixe, dos momentos especiais ou das paisagens encontradas, com certeza mais de 200 fotos seriam postadas aqui.
Nessa pescaria aconteceram coisas inéditas.
- Pela primeira vez um peixe gigante (ou melhor, dois peixes) tiraram do meu anzol um pequeno fisgado.
- Em outra ocasião meu pai pinchando de um lado, enquanto eu do outro, nós na mesma cadência de isca, quando dois peixes bateram em nossas iscas simultâneamente...Nunca tinha visto isto.
- Ver vários guias correndo com facões nas mãos atrás de um porco-do-mato, isso depois de nós ficarmos morrendo de medo do bicho...kkkkk...O porco fugiu dos guias a 100Km/h mata adentro...kkkkk...
- Ver um peixe tomando toda a linha do carretel do Burinha até estourar no nó...kkkk...Depois, no dia seguinte, em um outro barco, uma linha misteriosa se enrolou na hélice do elétrico, depois de pegarem a linha, a turma puxa um peixão de 8Kg ...kkkk....Imaginem a cara do Burinha?!?!?

Um dos pontos algos da nossa pescaria foi o aniversário do meu pai.


Pescar com o Robert de Niro foi algo mágico pra mim.


Claro q o nosso Robert havia acabado de pintar o cabelo com a cor "caju piranha"....

Aqui a turma reunida.

E aqui para os q pensam q nós comemos mal....hehee...

Finalizo dizendo q foi um enorme prazer poder estar presente nesta pescaria.
Apesar de 03 condicionares de ar derem defeito (SIRN não tinha gás nem técnico para arrumá-los), depois dos guias nos boicotarem no último dia de pescaria, nos levando para o Negrão sendo q nós havíamos decidido na noite anterior q subiríamos o afluente em q já estávamos pescando, e outras coisinhas mais, acredito q conseguimos cumprir o nosso objetivo.
Foram 4 peixes de 02 dígitos (acima dos 10Kg de peso)....e outras dezenas de tucunarés acima dos 6kg / 7kg...Somente acima das 20 libras (9kg), acredito q nós capturamos uns 20 e poucos peixes. Algo q muitos jamais imaginaram ou imaginam.
Várias linhas de 65lb foram estouradas.
Em um único dia eu e meu pai conseguimos a proeza de perdermos 8 grandes peixes fisgados...hehe... surtei:: Eles simplesmente se soltavam do anzol, ou levavam a isca paulada, estouravam a linha/argolas, ou simplesmente pulavam como bois bravos arremessando a isca longe.
Neste dia, eu estava usando uma Caribe Lures. Mesmo sabendo q as argolas da isca são frágeis, resolvi usá-la assim mesmo...Imaginei: "basta eu deixar o peixe correr q elas não abrem"...hehee....pois é...me dei mau. Um animalzinho fisgou e correu tão rápido com a isca q eu não consegui folgar o freio...hehee....Lá se vem a isca sem as duas garatéias.
Abaixo uma foto de uma garatéia original da Rip Roller, para vcs terem uma idéia da força q o peixe tem.

E aqui uma foto q achei demais (foto Burinha). Reparem no tamanho deste peixe.
Não é à tôa q quando vemos o bicho ao lado do barco os nossos joelhos tremem de tanta adrenalina no sangue.

Abraços e até a próxima pescaria. tchau::
